Sua felicidade. Nossa confiança.
 85 3268.3555

Atendimento via Whatsapp

85 99121.0505

Envie-nos um E-mail

comercial@liracoutinho.com.br

  85 3268.3555
 

Dia da Engenharia – conheça as áreas

Se você está pensando em fazer o curso de engenharia, mas ainda não sabe exatamente em qual área, um bom começo é cada um dos tipos de engenharia e ver qual é a área que mais se encaixa no seu perfil.

Engenharia Ambiental
O engenheiro ambiental estuda, diagnostica e minimiza impactos ambientais em áreas rurais e urbanas com o objetivo de preservar os recursos ambientais, como fauna, flora, vegetação, ar e água. Também atua em projetos de reflorestamento de áreas deterioradas, aplicando a engenharia ambiental e técnicas de manejo, controle e tratamento para recuperar o ambiente.

Engenharia Aeronáutica
O Engenheiro Aeronáutico é especializado em veículos aéreos como aviões de pequeno a grande porte, helicópteros, foguetes, satélites e naves espaciais. Pode atuar no projeto, construção ou manutenção de aeronaves, aeroportos e instrumentos de controle, além do planejamento e fluxo de tráfego aéreo.

Engenharia de Alimentos
Alimentos industrializados que aliam qualidade, valor nutricional e boa conservação são o objetivo da Engenharia de Alimentos. Para isso, o engenheiro de alimentos combina conhecimentos de física, química, biologia e matemática. É ele quem define a melhor tecnologia, embalagem e tipos de aditivos que devem ser usados no processo de fabricação de alimentos e também pode atuar projetando máquinas e tecnologias relacionadas a esses processos industriais.

Engenharia Biomédica
A Engenharia Biomédica é uma área que integra princípios de química, física, biologia e medicina, além de técnicas de engenharia química, engenharia eletrônica, engenharia mecânica, engenharia biológica, engenharia dos materiais, bioinformática, bioengenharia e engenharia física para prevenir, diagnosticar e tratar doenças. O engenheiro biomédico pode desenvolver e produzir equipamentos e instrumentos médicos, próteses e estudar o organismo humano sob a perspectiva da engenharia.

Engenharia Civil
A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que trata do projeto e execução de obras, tais como: pontes, estradas, avenidas, edifícios, viadutos, torres, barragens e todo o tipo de estruturas. O Engenheiro Civil também atua no estudo do terreno e do solo da obra, na definição do melhor local, no planejamento e concepção, no desenho da planta e nas especificações da obra. Ele também pode ser responsável por ampliar e modernizar estruturas já existentes, bem como restaurar e realizar a manutenção em construções históricas.

Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia Mecatrônica
A Engenharia de Controle e Automação, também chamada de Engenharia Mecatrônica, é a área da engenharia voltada ao controle de processos industriais usando princípios de elétrica, mecânica, eletrônica e computação para gerar sistemas mais simples, econômicos, confiáveis e versáteis.
O engenheiro de controle e automação tem a responsabilidade de transformar processos manuais em processos automáticos ou semiautomáticos, aliando seus conhecimentos a uma visão global do processo produtivo.

Engenharia da Computação
A Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas de Computação ou Engenharia de Computadores é a área da engenharia que combina a engenharia eletrônica e a ciência da computação no desenvolvimento de computadores, periféricos e sistemas. O Engenheiro da Computação pode atuar em projetos de redes de empresas, em em projetos de automação industrial e também no desenvolvimento de sistemas.

Engenharia Elétrica
A Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que se dedica ao estudo e desenvolvimento de tecnologias a partir da energia elétrica e do eletromagnetismo, lidando com geração, transmissão, transporte e distribuição de energia elétrica. O engenheiro eletricista atua no planejamento e construção de usinas de energia, linhas de transmissão, sistemas de potência, componentes e dispositivos elétricos e eletrônicos. Além de concessionárias de energia e indústrias, pode trabalhar em empresas de telecomunicações, automação, em fábricas de motores, em consultorias ou empresas de informática.

Engenharia Física
A Engenharia Física é a ciência que utiliza a física no aprimoramento de processos industriais, desenvolvendo novas tecnologias e materiais por meio da pesquisa aplicada. O engenheiro físico pode atuar em diversos segmentos, fazendo uma ponte entre áreas da ciência e novas tecnologias, aplicando seus profundos conhecimentos de física para resolver problemas de ótica, nanotecnologia, engenharia mecânica e elétrica, da indústria química e petroquímica, para citar alguns.

Engenharia Florestal
A Engenharia Florestal é o ramo da engenharia dedicado ao estudo de ecossistemas e florestas, com o objetivo de desenvolver projetos sustentáveis de exploração e preservação desses recursos. O engenheiro florestal atua em projetos de manejo florestal, como pesquisador na aprimoração genética de sementes e na descoberta de novas espécies da flora. Ele pode atuar em agências governamentais, com a manutenção de unidades de conservação, em órgãos de certificação, ou como consultor independente. É uma área em ascenção e as oportunidades vem crescendo nos últimos anos.

Engenharia de Materiais
A Engenharia de Materiais é o ramo da engenharia que estuda e desenvolve tecnologias para produzir materiais mais eficientes. O engenheiro de materiais pesquisa novos materiais, estudando suas propriedades como durabilidade e resistência para criar novos produtos. Ele é responsável pelo processo de fabricação, desde a seleção até o modo de produção do material. Também pode testar materiais existentes buscando novas aplicações.

Engenharia Mecânica
A Engenharia Mecânica dedica-se a projetar, construir, operar, analisar e manter sistemas mecânicos. O Engenheiro Mecânico pode trabalhar em projetos e execução de de motores, veículos e todo tipo de maquinário. Também pode cuidar da supervisão e da construção desses sistemas, coordenando equipes, ou fazendo a manutenção de máquinas industriais.

Engenharia Metalúrgica
A Engenharia Metalúrgica dedica-se ao estudo e à pesquisa de materiais metálicos desde sua estrutura e propriedades até sua produção e processamento. O engenheiro metalurgista planeja, coordena e desenvolve projetos de tratamento e de produção de metais e pode também estudar o uso desses materiais para construção de peças, estruturas ou maquinário. É ele também o responsável por todo o processo de beneficiamento de minérios e pela criação de novas ligas metálicas, determinando a composição química dos metais e sua forma de industrialização.

Engenharia de Minas
Na Engenharia de Minas fazem-se estudos e pesquisas sobre as reservas minerais e as reservas de combustíveis fósseis. O engenheiro de minas é responsável por identificar a composição e quantidade dos minérios, analisar o solo das reservas que estão presentes, a viabilidade econômica, a localização e a extensão das minas e propor a melhor forma de fazer a extração desses minérios. Ele também pode supervisionar atividades de campo, como a perfuração e a escavação, o carregamento e o transporte dos minérios, além de cuidar da segurança da atividade.

Engenharia Naval
A Engenharia Naval o ramo da engenharia dedicado ao projeto de barcos, submarinos, navios, plataformas marinhas, além de robôs, máquinas e tecnologias relacionadas à exploração de rios, lagos, mares e oceanos. O engenheiro naval pode trabalhar projetando essas embarcações, plataformas e equipamentos, além de toda a segurança envolvida nessas operações.

Engenharia Nuclear
A Engenharia Nuclear é o ramo da Engenharia se dedica a pesquisar e controlar a energia proveniente dos átomos: a energia nuclear ou energia atômica. O engenheiro nuclear pode trabalhar com a segurança de elementos radioativos, o controle do uso da radiação em equipamentos (como, por exemplo, da medicina), com a geração de energia nuclear ou com desenvolvimento e manutenção de armas.

Engenharia de Petróleo
A Engenharia de Petróleo é o segmento da engenharia dedicado a todas as etapas de produção de petróleo, desde a descoberta de jazidas até a comercialização de combustíveis, passando pela exploração e produção. O engenheiro de petróleo pode atuar em plataformas de exploração e produção, refinarias de combustíveis, no transporte do petróleo e em empresas de prestação de serviços.

Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção é um dos ramos mais amplos da engenharia. O engenheiro de produção pode atuar no planejamento e implementação de linhas de produção industrial, buscando processos com o máximo de eficiência e o menor custo. Também podem aplicar seus conhecimentos de matemática, física e ciências sociais para avaliar e sugerir processos em empresas para aumentar a produtividade e reduzir custos.

Engenharia Química
A Engenharia Química é um segmento da engenharia que aplica conhecimentos de física, biologia, matemática e química no planejamento, construção e operação de indústrias químicas. O engenheiro químico é responsável por criar e melhorar técnicas de produção de produtos químicos ou outros produtos que precisam de tratamento químico; projetar e controlar a construção, a montagem e o funcionamento de instalação e fábricas; pesquisar possibilidades de produção para fins comerciais e a redução de custos dessa produção; melhorar o controle de qualidade; avaliar e coordenar o trabalho com equipamentos e sistemas químicos.

Engenharia de Telecomunicações
A Engenharia de Telecomunicações é o ramo da engenharia voltado para projetos, operações e manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. O engenheiro de telecomunicações aplica a formação nas áreas elétrica e eletrônica para criar, planejar e construir aparelhos e equipamentos utilizados nas telecomunicações, além de cuidar da manutenção dos sistemas e redes já implantados.

Engenharia Têxtil
Na Engenharia Têxtil estuda-se a fabricação e tratamento de fibras, fios e tecidos para atender diversos segmentos da indústria têxtil, desde a fiação, tecelagem, malharia e beneficiamento de tecidos até a confecção. O engenheiro têxtil pode projetar instalações fabris, equipamentos e linha de produção de tecelagens. Também pode ser responsável por controlar custos, processos industriais e qualidade da matéria-prima ao produto final.

Engenharia de Transportes ou Engenharia de Mobilidade
A Engenharia de Transportes é um ramo da Engenharia Civil voltado para o estudo e planejamento de estradas e infraestrutura rodoviárias e ferroviárias, portos e hidrovias, aeroportos, engenharia de tráfego, planejamento e estudo de viabilidade de transportes. O engenheiro de transportes também pode trabalhar em empresas de construção civil, projetar e construir veículos.


Categorias

Contato

The One Tower
Av. Senador Virgílio Távora, 1500

Sala 1203, Meireles - Fortaleza/Ce

 

85 3268.3555

 

Horário de funcionamento

Redes sociais

The One Tower
Av. Senador Virgílio Távora, 1500

Sala 1203, Meireles - Fortaleza/Ce

 

85 3268.3555

 

Horário de funcionamento

Redes sociais

× [contact-form-7 404 "Not Found"]
×

Deixe seu número

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Sua mensagem

×

Nós ligamos para você.

Preencha o formulário que em breve ligaremos para você.

Nome (*)

E-mail (*)

Telefone (*)

Mensagem


Este site é protegido por reCaptcha, ao qual Política de Privacidade e Termos de Serviço Google.

×

Mais informações sobre o empreendimento

Preencha o formulário que em breve entraremos em contato.

Nome (*)

E-mail (*)

Telefone(*)

Sou CorretorSou Cliente

Mensagem


Este site é protegido por reCaptcha, ao qual Política de Privacidade e Termos de Serviço Google.

×

Nós ligamos para você.

Preencha o formulário que em breve ligaremos para você.

Nome (*)

E-mail (*)

Telefone (*)

Mensagem


Este site é protegido por reCaptcha, ao qual Política de Privacidade e Termos de Serviço Google.

×

Tour da Lira Coutinho

Preencha o formulário que em breve ligaremos para você.

CorretorImobiliária

Nome(*)

E-mail(*)

Telefone(*)

×
Após preenchimento dos dados a tabela solicitada será enviada automaticamente para e-mail informado.

Nome (*)

E-mail (*)

Sou CorretorSou Cliente

Telefone